Nos últimos três testes do defeso, Casey Stoner foi sempre o melhor. Em Sepang, por pouco, sobre Rossi e Capirossi. No Qatar “deu” nove décimas a Lorenzo e um segundo-vírgula-dois a Rossi. Na “qualificação BMW” em Jerez, ontem, “aviou” sete décimas a Rossi e um segundo-ponto-um a Capirossi.
Mas o australiano faz sempre isto em menos voltas que os rivais. Sendo capaz de uma volta canhão, será capaz de uma corrida bombástica, no próximo dia 14, na noite árabe de Losail? Já provou que sim. E que não. Rossi não parece muito preocupado. Sabe o vale e a moto que tem. No mano a mano, pode bater qualquer um, basta-lhe levar a corrida para a arena.
Lorenzo e Capirossi entreolham-se na disputa por um lugar no pódio. Podem até ganhar, distraiam-se os dois primeiros. O espanhol confirma a solidez do seu talento e pode fazer uma grande campeonato, assim caia menos e depressa perceba o comportamento em corrida dos seus novos pneus. Tem a rapidez, a inteligência e a determinação (falta-lhe a consistência) de que são feitos os Campeões. Aguardemos. O veterano Capirex viu-se renascido com a nova competitividade da sua moto. E abalança-se na esperança do regresso às vitórias.
Temos assim uma Ducati, uma Suzuki e duas Yamaha na discussão mais à frente. Vantagem (mais que aparente?) da marca dos diapasões.
Nesta conferência não entra, para já, a Honda. Apesar dos esforços de Dovizioso que diz “está bem, mas não chega”, apesar da “alma” de Elias (o mais veloz em Jerez…) e considerando a ausência de Pedrosa na primeira corrida do ano. Se não física, pelo menos competitiva.
Quanto ao resto: Edwards continua a achincalhar o seu companheiro-rival de equipa, que voltou a cair depois de já ter destruído uma M1 em Sepang. Sobre os dois vai pairar este ano a sombra do gigante Ben Spies. Hayden tenta fugir ao fantasma que assombra a segunda Ducati de fábrica desde 2007. Vermeulen aproveita a boleia do seu companheiro de equipa. Kallio aposta em ser o “rookie” do ano. Melandri acredita que, afinal, não vai ser sempre o último, na descaracterizada Kawasaki. De Angelis tem uma moto 10 km/h mais lenta que a do lado. Gibernau é um tipo simpático. De Puniet fica bem nas fotografias. Takahashi e Canepa vão encontrar-se muitas vezes…no fundo da tabela.
Alea jacta est.
Sem comentários:
Enviar um comentário