6 de fevereiro de 2009

Triumph Bonneville faz 50 anos



Publicado em "Revista MOTOCICLISMO, #214, Fevereiro 2009":

Se pedirmos a alguém para referir um, e só um, modelo emblemático da indústria motociclística de todos os tempos, dificilmente a resposta será outra que não: Triumph Bonneville! Saíu em 1959. Faz 50 anos.

Durante 10 anos – toda uma década – foi rainha da estrada e dona dos sonhos de motociclistas de aquém e além Atlântico. Era incontornável. Potente, sensual, intensamente desejável. Tornou-se uma referência da indústria motociclística de sempre e o ícone de uma geração, de toda uma época. Mais: um símbolo da cultura pop. Que perdurou, para além da sua produção, e ainda hoje, no renascimento em Hinckley, enche os corações de muitos.

Teve um fim trágico (ou uma pausa, se preferirem). Em 1969, no pico da sua evolução tecnológica, o lançamento da Honda CB 750 Four não só a destronou do pedestal como arruinou a casa que a produzia e, na sequência da jogada, toda a indústria britânica. Mas a sua marca nas páginas da história está gravada bem fundo e o seu nome nunca delas será apagado. A fama que granjeou na década de sessenta, tanto na Europa como, especialmente, nos Estados Unidos, onde se inspirou para o baptismo, fundou os alicerces que permitiram o bem sucedido renascimento na nova era. Produzida em Meriden entre 1959 e 1983, viria a conhecer uma nova vida com o lançamento da primeira “modern classic” do mercado actual, em 2001 na fábrica de Normandy Way, em Hinckley.

Toda a história na edição referida.

1 comentário:

  1. The sexiest bike for many years, now, the coolest bike around! 50 is good, hope its still around in 2059 for 100, maybe with hydrogen cell engine, but still cool.

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