4 de abril de 2009

Numa Auto-Estrada perto de si

Diz o Expresso de hoje. Portugal tem nove auto-estradas a mais. Nove! Somos, já sabíamos, o país da Europa com maior densidade de AEs por km2; apesar de sermos dos mais pobres e atrasados. Mas isso não chega.

Há mais de 650 kms de AEs que não têm tráfego que justifique a sua existência. 650 kms!!! De acordo com especialistas em transportes referidos pelo jornal Expresso, são completamente desnecessários alguns investimentos previstos pelo Governo de Sócrates de que será o exemplo mais escandaloso a terceira Auto-Estrada Lisboa-Porto. Sim, a terceira. As duas existentes permitem uma circulação de 150 mil veículos por dia, quando apenas 50 mil as utilizam. Ou seja, existe, hoje, capacidade para triplicar o tráfego sem construir um quilómetro de AE. E apesar disso…

Mário Lino, essa caricata figura, já adjudicou cinco novas concessões num investimento de 2554 milhões a pagar em 25 anos. No final deste período custarão 7190 milhões, ou seja três vezes mais do que custariam se fossem pagas hoje. Sem delas precisarmos sequer!!!



É inacreditável. É como se fosse um pesadelo. Parece impossível. Mas é só mais um exemplo da total falta de vergonha na cara de quem nos governa há anos. E o país inteiro sabe porque é que isto acontece. Isto acontece para não quebrar o ciclo da perpetuação do poder que manda em nós: governos adjudicam obras a empreiteiros que financiam campanhas dos partidos que vão para o governo adjudicar obras a empreiteiros que… E por isso há sempre mais obras e mais obras e mais obras. Desnecessárias e caras, não importa. Nós, com os nossos IRSs, os nossos IVAs, os nossos IUCs, as portagens de roubo que nos cobram, os combustíveis cujo preço nunca baixa que nos vendem, nós pagamos, com os nossos impostos, tudo isso.

Para perpetuar esta corja no tacho.

Como é que o outro lhes chamou há dias?... Já me lembro: Vampiros!

Sem comentários:

Enviar um comentário