4 de junho de 2009

O TT de 1939

Esta semana e a próxima, numa Ilha no meio do Mar da Irlanda, decorrem os treinos e as provas da "Mãe de todas as corridas": o Tourist Trophy da Ilha de Man.

A sua história de mais de um século está recheada de episódios que dão livros. Recentemente saíu um novo, diferente dos restantes já que toca num tema tabu, muitas vezes, diplomaticamente ignorado: a vitória Nazi no TT de 1939.

A Alemanha de Hitler tentava impor a alegada superioridade da sua raça em mais que um palco. Com as Olímpiadas de 1936 em Berlim deu o mote. Mas também nas pistas, em quatro e duas rodas, os novos "Senhores da Europa" procuravam bater todos os rivais.

A 16 de Junho desse ano, Georg Meyer, a estrear-se no TT, impôs a BMW R50 de compressor, e um inglês, Jock West, conseguiu a segunda posição. Domínio esmagador. Pela primeira vez, um piloto estrangeiro, aos comandos de uma moto estrangeira, vencia o mítico Senior TT, simplesmente a prova mais importante de toda a temporada (mesmo antes de haver Campeonato do Mundo). A bandeira Nazi foi hasteada.

Três meses depois, a 1 de Setembro, a Alemanha invadia a Polónia, dando origem à II Guerra Mundial. Só voltou a haver TT em 1947.

O livro é de Roger Willis.

Nas fotos: capa do livro, Georg Meyer a "voar" e Jock West a "aterrar". Veja também o vídeo do YouTube.

Sem comentários:

Enviar um comentário