11 de agosto de 2009

A escolha certa?

Mika Kallio é a escolha mais natural, lógica, ou até óbvia, para, em cima da hora, substituir Casey Stoner nas próximas três provas (só?) do MotoGP. Mas, será o finlandês a escolha certa?

A pergunta impõe-se pela dificuldade que tem sido para pilotos de créditos firmados (Capirossi, Melandri e agora Hayden) tirar partido da Ducati de Grande Prémio desde que foi introduzida a cilindrada de 800cc. Kallio está longe de ter a "carreira" de qualquer dos nomes citados. E, no entanto, sim, acho que Kallio é a escolha certa.

A seu favor o piloto que, recorde-se, está na época de estreia, tem algumas exibições efectuadas este ano aos comandos da moto da equipa satélite em que, não raras vezes, bateu a segunda moto oficial. Mas tem mais. Quanto a mim, Kallio é o mais aproximado "clone" de Stoner que a casa de Borgo Panigale poderia ter encontrado no paddock do MotoGP. A mesma estatura, o mesmo peso, a mesma condução.

Tal como Stoner, Kallio começou a carreira em pistas escorregadias (Stoner no pó do dirt-track australiano, Kallio no gelo da sua terra natal) e, logo de seguida, passaram para as baixas cilindradas a dois tempos. Nas primeiras aprenderam a difícil arte do improviso, o trabalho "no arame"; nas segundas a pureza de linhas, as trajectórias a compasso, a importância da velocidade de passagem em curva. O "cocktail" perfeito para tirar partido da estranha e exigente GP9. A Loris e Marco faltou a primeira parte do "curso", a Nicky, a segunda. Só Stoner e Kallio reúnem as duas.

Serão três provas, apenas, suficientes para o finlandês se adaptar? Bom, Stoner ganhou à primeira!

Sem comentários:

Enviar um comentário