27 de agosto de 2009

Trunfo

Na semana em que as motos visitam o "santuário" do desporto motorizado americano, é bom lembrar que este campeonato foi, em tempos, dominado por uma elite de pilotos provenientes da "terra do Tio Sam".

Actualmente, "sobrevivem" no plantel Colin Edwards (o homem que, apesar de ser bi-Campeão do Mundo de Superbikes e um dos mais veteranos da grelha de MotoGP, nunca ganhou um Grande Prémio) e Nicky Hayden.

O "rapaz do Kentucky", Campeão do Mundo em 2006, último ano das 990, é de uma estirpe que já dificilmente singra no MotoGP de hoje. Fez-se nas ovais de flat-track e nas pistas americanas de Superbikes. Não se dá bem com a orgia electrónica que gere as motos actuais. No entanto, ter Hayden na equipa - ou na marca - revela uma importância que vai para lá das pistas. Um trunfo na manga em termos comerciais.

No fim de semana de Laguna Seca, onde Hayden pilotou uma GP9 com decoração especial, a marca italiana lançou uma edição limitada do modelo 848 com a decoração idêntica à moto de Hayden e vendeu 150 unidades... em dois dias.

Quando nas últimas semanas se especulou sobre a contratação de Lorenzo para acompanhar Stoner em 2010 houve, por certo, responsáveis da marca que torceram o nariz à saída de Hayden. Percebe-se porquê. Mesmo que o americano não esteja a fazer uma grande época.

Sem comentários:

Enviar um comentário