9 de outubro de 2009

40 anos

Lembram-se disto?: "um doce para quem me souber dizer quando foi a última vez que a Triumph obteve um pódio numa prova de um Campeonato do Mundo." (http://pelaestradaforablog.blogspot.com/2009/06/great-mccoy.html)

Ninguém ganhou o doce. Eu próprio andei "à nora" para encontrar a resposta. Que me caíu na leitura, há dias, quando me dedicava à mais recente edição da revista francesa Sport Bikes.

Foi há, nem mais nem menos, 40 anos que a Triumph conseguiu o seu anterior pódio numa prova de Campoenato do Mundo. No GP da Bélgica, em Spa, a 6 de Julho de 1969. Percy Tait foi o autor da proeza, levando a sua Triumph 500 à segunda posição, 4 minutos e 19 segundos atrás do vencedor, Giacamo Agostini (MV)... O terceiro, Barnet, numa Metisse, ficou a uma volta. Estas diferenças impressionam, mas importa dizer que o circuito de Spa-Francorchamps, à época, tinha 14,1 km de extensão...

Pouco depois, a Triumph voltava à ribalta ao vencer o Bol D'Or em 1970 com Paul Smart e Tom Dickie e em 1971 com Percy Tait e Ray Pickrell. Só que estes Bol não contavam para nenhum Campeonato do Mundo.

Foi preciso esperar quatro décadas para voltar a ver uma Triumph no pódio de um "Mundial". Gary McCoy conseguiu-o em Donnington na corrida de Supersport.

Sem comentários:

Enviar um comentário