19 de novembro de 2009

Audaces Fortuna Juvat

Na família da minha Mãe, a tradição militar tem gerações. O meu tio avô foi um pioneiro da aviação militar tendo combatido na I Guerra Mundial (aqui falarei dele qualquer dia); o seu irmão, meu avô, era um oficial rebelde e cedo trocou a farda nacional pelas espingardas que combateram o franquismo na Guerra civil espanhola. A minha tia, irmã da minha mãe, veio a casar com um oficial da Armada que chegou ao almirantado.

A "tropa" chegou cedo, e em força, a minha casa. Os valores da honra, lealdade, amor à ideia de Pátria - "artigos" muito em desuso nos dias de hoje - foram-me incutidos desde logo. Vivendo na Amadora, os "comandos", "de Jaime Neves", em pleno Verão quente, foram uma influência forte na minha infância. Aos 15 anos, já sabia, de forma muito clara, que seria jornalista... ou "comando".

O jornalista "safou-se" primeiro, pelo que o "comando" acabou por não o ser.

O lema dos Comandos é o verso latino da Eneida de Virgílio: Audaces Fortuna Juvat, a Sorte Protege os Audazes. A "TripleS" relembrou-mo num comentário ao post anterior. Mas não precisava; na verdade é nele que tenho pensado, de modo especialmente forte e determinado, nestes últimos três dias.

1 comentário:

  1. É assim mesmo, força, esperança e determinação.
    Um forte abraço e votos de rápido sucesso.

    ResponderEliminar