16 de abril de 2010

Troféu Lubritex

O Troféu Lubritex foi, talvez (mas sem grandes dúvidas) a melhor iniciativa da velocidade nacional de sempre. E como quase sempre acontece "por cá" não teve continuidade. Ou a continuidade que teve subverteu de tal forma a ideia original que se perdeu.

Pilotos experientes, como Miguel Franco de Sousa, Avelino Arvela ou José Pereira, enfrentavam "putos" que nunca tinham corrido, como Carlos Arsénio, Pedro Vizela, Miguel Grealdes (estes três, infelizmente, prematuramente desaparecidos em acidentes na estrada) ou jovens que tentavam pela primeira vez a velocidade embora já tivessem experiência de outras disciplinas, casos de Bernardo Vilar, Tomás Couto e Joaquim Cidade.

Ana Matias era a responsável pela organização (ajudada por António Lopes). Veio a tornar-se grande especialista em marketing desportivo vocacionada para outras áreas. Jaime Azarujinha, ex-piloto e grande entusiasta da modalidade, percebeu a oportunidade e tornou a Lubritex uma das mais conhecidas empresas nacionais do sector.

As motos eram 125cc de estrada, tão iguais quanto possível às que se vendiam no concessionário. As corridas tinham muita gente a assistir, porque íam "à terra" das pessoaos e cada piloto arrastava fãs. Disputavam-se duas mangas.

Foi uma grande época. A minha primeira nas motos como reporter da MOTOJornal. O Alberto, claro, também por lá andava de câmara às costas. Aqui fica mais um testemunho valiosíssimo desse tempo da sua autoria.

Foi em 1987.

Trofeu Lubritex - 1ª Prova from Alberto Pires on Vimeo.

4 comentários:

  1. Caro Alberto,

    O meu nome é Nuno Vizela ! Irmão do Pedro Vizela que refere no seu texto !! Bons anos e muitas corridas que assiti o meu irmão fazer !!! Passado 23 anos o orgulho continua intacto.

    Queria perguntar-lhe se tem mais material e se o pode publicar ? É fantastico rever isto.

    1 grande abraço
    P.S. Vou arranjar o Vhs da ultima prove que ele fez e ganhou aos comandos da Cagiva C10.

    ResponderEliminar
  2. Olá Nuno,

    Sou o Vítor Sousa e lembro-me muito bem do teu irmão, pois era eu que fazia a cobertura das provas do Troféu Lubritex para a MOTOjonal /MOTOsport na altura.

    O Alberto tem mais vídeos desta época no blog dele. Para acederes, vais à minha barra de "Blogs de interesse",aí do lado direito do ecrã, e clicas no "Foi mesmo bom".

    Obrigares por leres o meu blog.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá Vitor de Sousa
    Lembro-me muito bem de si a fazer as reportagens do troféu lubritex, eu era ainda uma miuda, 15 anos, mas vibrava com as corridas e lia e tenho guardadas as revistas e jornais dessa altura.
    Lembro-me também dos artigos que escreveu sobre essas provas e também da última que escreveu em homenagem aos pilotos que infelizmente já não se encontram entre nós, Carlos Asénio, Pedro Vizela, Miguel Geraldes,foi muito bonito.
    Obrigado por não esquecer aqueles que foram muito bons no motociclismo em Portugal, mesmo que nunca tenham tido o merecido valor.
    Gostava de saber se tem algum contacto da Ana Matias.
    O meu nome é Carla Arsénio Oliveira, irmã do "Grande" Carlos Arsénio.

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla,

    Também me lembro de si e, obviamente, nunca esqueci o seu irmão. Não sei se sabe, mas embora eu só tenha conhecido o Carlos nas corridas, éramos vizinhos na Amadora. Aliás, vivíamos bem perto.

    O Carlos foi um dos grandes talentos surgidos no motociclismo nacional, infelizmente partiu cedo demais. Tal como o Miguel e o Pedro.

    Gostei de saber de si.

    ResponderEliminar