27 de dezembro de 2010

Pinball

Têm vários nomes, mas entre nós popularizaram-se como "flippers" e marcaram as gerações nascidas nos anos 50 e 60 do século passado (principalmente estas). Hoje em dia, em consequência dessa marca no tempo, os "pinballs" são autênticos objectos de culto. Os motivos desenhados nos seus painéis e quadros electrónicos passaram a ser vistos como uma forma da arte Pop daquele tempo.

Antonio "Toño" Merinero, o artista gráfico espanhol de que já falei aqui, efectuou recentemente uma exposição na Makinostra, concessionário Harley-Davidson em Madrid, com o seu mais recente trabalho onde recria, precisamente, aquela estética.

Para saber mais sobre o trabalho de "Toño" Merinero visite www.antoniomerinero.com

2 comentários:

  1. Gerações nascidas nos anos 50 e 60... 70 e até 80.
    Sou de 79 e a minha infância foi passada a construir máquinas de flippers com molas da roupa, elásticos e berlindes.

    ResponderEliminar
  2. Gerações nascidas nos anos 50 e 60... No sentido em que, para estas gerações (na qual me incluo, naturalmente) não havia playstations (ainda não sequer Spectrums....), iphones (mesmo o walkman chegou tarde)e quejandos. As casas de jogos, onde os flippers dominavam, mas também muitos cafés, eram o espaço de diversão por excelência. O playground dos adultos de então.

    Os que eram adolescentes nos anos 70, lembram-se certamente das casas de jogos da Rua das portas de Santo Antão, por exemplo, onde gastei muitas moedas. Lembro-me de uns flippers muito antigos que haviam no Parque Mayer, ainda em madeira... verdadeiros clássicos....

    ResponderEliminar