"Dick" Winters entrou na guerra ao saltar pela porta de um C47 no Dia D. Fazia parte da Companhia E (a.k.a. "Easy") do 506º Regimento da 101ª Divisão Aerotransportada, a "Screamin Eagle" e tornou-se Comandante da mesma ainda na Normandia depois dos seus dois antecessores terem sido abatidos.
Coube a Winters liderar o ataque à Bateria alemã em Brecourt Manor. Este movimento, que valeu a Winters a Medalha de Honra de Congresso, ainda hoje é estudado na Academia de West Point como exemplo da manobra perfeita para situação análoga.
O papel da Easy Company na WWII foi determinante. Na Normandia, na Holanda (Operação Market Garden, a maior de tropas aerotransportadas alguma vez realizada), na Bélgica (resistindo no cerco de Bastogne) e na Alemanha. Winters acompanhou a "Easy" desde os seus primeiros dias em Camp Toccoa até ao final da guerra, muito embora, com a promoção a Capitão e, depois, a Major tenha deixado a outros o comando da mesma.
Winters destacou-se pela bravura enquanto soldado, pela liderança enquanto comandante e pela justiça enquanto homem. Será sempre recordado como tal.
O seu nome e os seus feitos tornaram-se mais conhecidos devido, sobretudo, à excelente mini série da HBO "Band of Brothers", produzida por Steven Spielberg e Tom Hanks. Honra lhes seja feita.
Nos últimos anos, muitos dos homens da "Easy" partiram deste mundo: Jack Foley, Shifty Powers, Ronald Spiers,... Agora foi a vez de Winters (voltar a) juntar-se aos seus.
Sem comentários:
Enviar um comentário