25 de fevereiro de 2009

Bol d'Or Classic

O Bol D’Or é uma das grandes clássicas do motociclismo desportivo. Tive o grato prazer de acompanhar algumas das mais interessantes edições dos anos 80 e 90, quando Honda, Kawasaki, Yamaha e Suzuki (e, a dada altura, até Ducati), faziam alinhar as suas equipas de “fábrica”, via importadores franceses.

Estive por dentro de algumas participações portuguesas ainda antes do Team Suzuki-Shell, e com o Team Suzuki-Shell. Vi o “nosso” Alex Vieira tornar-se “Imperador” da especialidade.

O Bol d’Or corria-se nessa época num local mítico, o Le Castellet-Circuito de Paul Ricard. Actualmente, transferido para o insípido (novo) Magny-Cours, perdeu o carisma e não arrasta as multidões de outras épocas, especialmente as do sul da Europa, entre eles muitos portugueses.

No próximo mês de Abril vai realizar-se uma edição do Bol D’Or Classic, grande festa de motos clássicas de corrida. Uma ocasião de ouro para os apreciadores do género reverem muitas das máquinas que tornaram célebre esta velha clássica da "Endurance" em duas rodas.

1 comentário: