26 de fevereiro de 2009

CML no bom caminho?

Lisboa tem um grave problema de trânsito. Felizmente não tão grave quanto o de outras capitais europeias. Mas ainda assim...

Confesso o meu cepticismo inicial relativamente à capacidade do actual Presidente da Câmara para se debruçar a sério sobre este problema. Até porque começou mal, com medidas demagógicas pouco interessantes e com resultados práticos nulos. Como o "devolver o Terreiro do Paço às pessoas" encerrando o trânsito naquelas artérias ao fim de semana.

No entanto, os mais recentes sinais parecem apontar para soluções que há muito preconizo. Leio hoje no "Público": "O autarca alertou para a urgência de as pessoas se habituarem a largar o transporte particular defendendo que parte das verbas das portagens dos acessos a Lisboa devem contribuir para o aumento do número de transportes públicos.'" Faz bem Sr. Presidente.

Gostava que tivesse coragem para implementar algumas medidas mais impopulares e menos consensuais, mas aquelas que iriam contribuir bastante para a resolução dos problemas de circulação, estacionamento na cidade e diminuir os valores de poluição no centro.

Nomeadamente:

- implementação de portagens à entrada da cidade para veículos segundo o modelo londrino;
- incentivo à utilização de veículos motorizados de duas rodas de baixa cilindrada, pouco poluentes, através da livre circulação e estacionamento gratuito por toda a cidade;
- estacionamento pago para veículos ligeiros em toda a cidade;
- controlar eficazmente os horários e as condições de descarga de mercadorias dentro da cidade (absolutamente selvagem hoje em dia...)
- aumento das soluções de transporte público, nomeadamente a criação de "corredores eléctricos" nos principais eixos;
- interdição absoluta de circulação de veículos motorizados na "baixa", incluindo táxis, à excepção de transportes públicos colectivos...


Post Scriptum: enquanto pensa nisto, Sr. Presidente, assine lá a petição que lhe foi entregue para autorizar a circulação das motos nas faixas BUS, como - e bem - acontece nas cidades mais evoluídas da Europa.

2 comentários:

  1. Dear Vitor, the Congestion Charge is a disgraceful added Tax. The only good thing about it is a big percentage goes into the Metropolitan Police. It does not deter traffic as much as the Parking fees and fines. Plus the residents have to pay 10% of the annual cost, how can that be fair?? Baning vehicles from town centres and High Streets is a good thing as is better Public Transport, something that does not happen in London, where they are expensive and very unreliable!! A train ticket for minor commuting costs £25 compared to £3 in France!!
    S

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  2. Amigo Vitor,
    Relativamente a este assunto, permite-me discordar contigo relativamente aos seguintes pontos:
    - Para a nossa realidade parece-me difícil implementar um esquema de portagens de entrada na cidade.
    - O incentivo à utilização de veículos de 2 rodas deve ser para todos esses veículos, não apenas para os de baixa cilindrada, dadas as inequívocas vantagens de trânsito, ambientais e tempo/dinheiro relativamente aos veículos de 4 rodas. Como bem sabes, não vais encontrar nunca motociclistas a chegar de mota à cidade, estacioná-la e prosseguir de transporte público com o a roupa toda encharcada, por exemplo. Deve também, na minha perspectiva, ser permitida e incentivada a utilização de veículos de 2 rodas em toda a cidade, dadas as vantagens já mencionadas, entre outras.
    Assinar a legal permissão de utilização de corredores BUS por motociclos e ciclomotores, é coisa para a qual o Dr. Costa não tem tempo, pois é homem politicamente muito ocupado para atender às reais necessidades dos munícipes

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