10 de fevereiro de 2009

O MotoGP e a televisão I

No final do ano passado, o “todo poderoso” do MotoGP, Carmelo Ezpeleta, anunciou mais uma das suas - digamos originais - medidas, na polémica gestão da fórmula principal do motociclismo, de que é dono até para lá de 2020… O contrato com o canal de televisão por cabo e satélite Eurosport chegava ao fim e não ía ser renovado. Sei – por fonte mais que credível – que o Eurosport fez tudo para se manter como difusor televisivo de uma disciplina a que está historicamente ligado.

Pouco importou a “Don Carmelo” que tenha sido com base no excelente trabalho do Eurosport que a Dorna tenha conseguido promover o MotoGP e torná-lo um espectáculo televisivo como poucos (ou nenhum), com transmissão integral de treinos e corridas das três categorias. A gratidão é uma qualidade que não se usa nos negócios, já se sabe.

Como refinado político que é, Ezpeleta justificou a medida com um argumento popular, que caía bem entre patrocinadores, agentes e parceiros da disciplina. Mas falso. Disse o senhor que queria canais nacionais de sinal aberto a transmitir o MotoGP para que o desporto chegasse a mais gente. A TVE e a BBC, por exemplo, já o faziam.

Mas, no fundo, o que o patrão da Dorna procurava era negociar país a país direitos televisivos em vez de contratar um pacote através do Eurosport. E, com isso, ganhar mais dinheiro. Parece óbvio.

Pouco importa se os treinos e as corridas “de suporte”, nalguns casos (provavelmente, na maioria dos casos), deixem de ter transmissão. Pouco importa que noutros (como Portugal) seja preciso pagar mais para ver o MotoGP. Precisamente o oposto do seu argumento.

A SportTV “ganhou” os direitos de transmissão da disciplina para o nosso País. Suspeito (e não investiguei minimamente) que por desinteresse alheio, nomeadamente do canal de “serviço público”.

Uma coisa eu sei: nem eu, nem nenhum dos meus amigos, vai assinar a SportTV por causa do MotoGP.

3 comentários:

  1. Por breves momentos rejubilei com a ideia. Pareceu-me ler "assassinar a SportTV"...

    ResponderEliminar
  2. LOLOLOLOLOL
    Só mesmo tu, César.

    Sobre o tema apresentado. Temos que combinar o local para ver o MotoGP (claro a horas ditas normais).

    Boas curvas

    ResponderEliminar
  3. Eu até tenho Sport TV. E como o vício é mais forte, não vou perder os treinos livres (sim, porque vão passar, por incrível que pareça), os oficiais e as provas de domingo. Mas não me quer parecer que vá aguentar ouvir os comentários. Sou fiel aos meus "ídolos" e esses... estão no Eurosport.

    ResponderEliminar