16 de junho de 2009

Dick Mann

Dick "Bugsy" Mann foi um dos mais versáteis pilotos do AMA Grand National Championship com vitórias nas diferentes especialidades que formavam aquele campeonato. Ganhou nas provas de motocross, nas "short-tracks", "half-miles" e "miles" do flat track e nas pistas de velocidade, a caminho dos seus dois títulos americanos.

A sua carreira não foi só bem sucedida - 24 vitórias nas diferentes especialidades - foi também particularmente longa, tendo começado em 1952 (como amador) e terminado só em 1974. Mann nasceu em Salt Lake City, no Utah, em 1934, mas foi quando se mudou para a California (Richmond) que começou a pensar em correr. E fê-lo com sucesso e paixão ao longo de todos aqueles anos.

Trabalhou como mecânico na BSA, em Oakland, marca que representou em quase toda a sua carreira. A primeira vitória numa prova do Grand National aconteceu no TT de Peoria, Illinois, em 1959. Só ganharia o primeiro título 13 anos depois, em 1963 e teve de esperar mais oito para ganhar o segundo.

O seu maior sucesso aconteceu em 1970 quando venceu as prestigiadas 200 Milhas de Daytona, com uma CB 750, naquela que foi a primeira vitória da Honda numa prova do AMA GN. Mann correu contra uma forte oposição, especialmente materializada no ex-Campeão do Mundo de Velocidade, Mike Hailwood, a correr - ironicamente - para a BSA e nos jovens Gene Romero e Don Castro, pela Triumph, que viriam a ser segundo e terceiro.

No ano seguinte, com 37 anos, Mann regressou à BSA para repetir a vitória em Daytona e conseguir o seu segundo título AMA. Em 1972 e 1973, ainda era competitivo terminando o campeonato nos dez primeiros quase com 40 anos de idade. Só por uma vez, entre 1957 e 1974, ficou fora do "top-ten".

Retirou-se em 1974, após 230 corridas e 24 vitórias como profissional. Mas não estava acabado. No ano seguinte qualificou-se para os ISDT (hoje ISDE), representando a selecção americana, e ganhou uma medalha de bronze. Em 1988 foi nomeado para o Hall Of Fame da American Motorcyclist Association.

Gary Inman, editor da "Sideburn magazine", entrevistou-o para o mais recente número desta revista especializada em dirt-track. Retenham estas palavras de Dick Mann:

"Percebi cedo que não era um Joe Leonard ou um Everett Brashear em categoria e talento, por isso preparava as minhas motos para acabarem as corridas e serem razoavelmente competitivas sem gastar muito dinheiro nelas. O meu principal objectivo era ter uma vida, não ser um herói. Foi por isso que tive uma carreira tão longa."

Mann, no "Victory Lane" de Daytona, em 1970, com a Honda ladeada pelas Triumph de Gene Romero (primeiro plano) e Don Castro

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