
A sua carreira não foi só bem sucedida - 24 vitórias nas diferentes especialidades - foi também particularmente longa, tendo começado em 1952 (como amador) e terminado só em 1974. Mann nasceu em Salt Lake City, no Utah, em 1934, mas foi quando se mudou para a California (Richmond) que começou a pensar em correr. E fê-lo com sucesso e paixão ao longo de todos aqueles anos.
Trabalhou como mecânico na BSA, em Oakland, marca que representou em quase toda a sua carreira. A primeira vitória numa prova do Grand National aconteceu no TT de Peoria, Illinois, em 1959. Só ganharia o primeiro título 13 anos depois, em 1963 e teve de esperar mais oito para ganhar o segundo.
O seu maior sucesso aconteceu em 1970 quando venceu as prestigiadas 200 Milhas de Daytona, com uma CB 750, naquela que foi a primeira vitória da Honda numa prova do AMA GN. Mann correu contra uma forte oposição, especialmente materializada no ex-Campeão do Mundo de Velocidade, Mike Hailwood, a correr - ironicamente - para a BSA e nos jovens Gene Romero e Don Castro, pela Triumph, que viriam a ser segundo e terceiro.
No ano seguinte, com 37 anos, Mann regressou à BSA para repetir a vitória em Daytona e conseguir o seu segundo título AMA. Em 1972 e 1973, ainda era competitivo terminando o campeonato nos dez primeiros quase com 40 anos de idade. Só por uma vez, entre 1957 e 1974, ficou fora do "top-ten".
Retirou-se em 1974, após 230 corridas e 24 vitórias como profissional. Mas não estava acabado. No ano seguinte qualificou-se para os ISDT (hoje ISDE), representando a selecção americana, e ganhou uma medalha de bronze. Em 1988 foi nomeado para o Hall Of Fame da American Motorcyclist Association.
Gary Inman, editor da "Sideburn magazine", entrevistou-o para o mais recente número desta revista especializada em dirt-track. Retenham estas palavras de Dick Mann:
"Percebi cedo que não era um Joe Leonard ou um Everett Brashear em categoria e talento, por isso preparava as minhas motos para acabarem as corridas e serem razoavelmente competitivas sem gastar muito dinheiro nelas. O meu principal objectivo era ter uma vida, não ser um herói. Foi por isso que tive uma carreira tão longa."

Sem comentários:
Enviar um comentário