6 de julho de 2009

Jack Findlay

Vencedor do Campeonato do Mundo de Fórmula 750cc em 1975, Jack Findlay era a encarnação do puro “racer”. O sangue australiano contribuía certamente para a permanente boa disposição. Apreciado e admirado no paddock e nas bancadas, Findlay terá passado ao lado de uma carreira com outra projecção, caso se tivessem conjugado os factores certos.

Por um lado, a sua aposta numa cilindrada que vivia à sombra da “rainha” de 500cc, por outro a falta de material competitivo à altura do seu talento. Regularmente o melhor dos privados, a figura de Findlay nas provas era inconfundível, em boa parte devido ao inseparável e característico capacete azul celeste com o kanguru pintado na frente. O piloto, natural de Mooroopna, no Estado de Victoria, foi dos últimos a começar a render-se ao capacete integral, e, enquanto não foi obrigado não o fez. Em quase todas as fotos da sua carreira vemo-lo com o velho capacete de aço e couro ou com o jet com viseira dos anos 70.

A sua história está recheada de factos curiosos, como Jack chamar-se… Cyril John. Na verdade, usou o nome de Jack quando começou a correr aos 15 anos para poder apresentar os documentos do Pai nas verificações.

Findlay correu pela primeira vez na Ilha de Man em 1959 e passou para os Grandes Prémios em 1961 onde se manteve até 1978, numa das mais longas carreiras do “Continental Circus”. Em '68 foi Vice-Campeão do Mundo de 500cc, atrás de Giacomo Agostini, numa Matchless privada. A sua principal vitória aconteceu em 1973 quando ganhou o TT da Ilha de Man, em Suzuki, à 15ª tentativa.

Em 1975, finalmente, chegou a uma equipa de fábrica, a Suzuki, ajudando a desenvolver a RG500 com Barry Sheene e Paul Smart. Nesse ano bateu Sheene na corrida para o título de 750cc. Em 1978, após um grave acidente foi obrigado a retirar-se da competição. Em 1987, após novo acidente, ficou mesmo impossibilitado de andar de moto. A FIM nomeou-o Director Técnico em 1992, cargo que exerceu até à sua morte, em 2001.

Na Mooroopna natal, uma estátua de bronze colocada no parque, hoje rebaptizado Jack Findlay Reserve, homenageia a memória do grande piloto australiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário