7 de outubro de 2009

Mecatwin de novo

Já aqui falei deste preparador francês que muito aprecio e cujo trabalho sigo com especial atenção desde há anos. Deparei hoje com a sua mais recente proposta, a Bonneville TX, com base na Triumph Boneville SE apresentada este ano.



2 comentários:

  1. São de facto muito reputados e esta versão é extremamente elegante, mas há alguns reparos que podem ser-lhes feitos.

    Primeiro, e para mim o seu maior pecado, uma vez que não é uma questão de gosto mas sim algo mais objectivo, é o facto de terem um dos sites mais confusos e dissuasores que conheço. Há componentes e figuram no catálogo de peças à venda com links que nos remetem para um preçário, assaz abusivo, onde depois nem sequer constam, para além de toda a trapalhada gráfica e falta de ordem e clareza de navegação no layout. Falha grave nos tempos que correm, mas pior para eles.

    Em segundo, e já na apreciação da componente estética das preparações, é preciso estarmos conscientes que as suas propostas são sempre muito classicistas, diria até conservadoras, uma opção que se aceita e saúda, mas hoje em dia é considerada uma limitação. Os preparadores contemporâneos, face à panóplia cada vez maior e de acesso fácil de componentes, procuram explanar a sua criatividade através de soluções arrojadas, muitas delas bastante bem conseguidas, abrindo assim caminho a uma nova geração de preparadores e de novas e diversificadas estéticas, quer dentro do neo-classicismo, do neo-retro, do modernismo ou até, embora em casos mais raros, do puro experimentalismo.

    Pessoalmente - e isto é que é do mais subjectivo que se pode dizer -, acho o modelo racer o mais bem conseguido e aquele que pode cumprir o papel de personificação da casa. No polo oposto, a tracker surge como uma proposta infeliz para um problema já resolvido imensas vezes por inúmeros preparadores e de abordagem permissiva e fácil.

    Apesar de tudo, claro que gosto da Mecatwin, ou nem sequer o teria dito.

    Para concluir, e apelando à tolerância do "Pela estrada fora", gostaria de recomendar uma Galeria ainda em construção com alguns dos mais representativos preparadores da actualidade em http://www.caferacer351.com/pages/galeria-cafe-racer-351/cafe-vulcano.php

    ResponderEliminar
  2. Caro César, absolutamente de acordo relativamente à impraticabilidade do sítio na internet desta casa francesa. Era difícil fazer pior.

    Algo que gosto nas propostas da Mecatwin é o facto da alteração estética (umas bem conseguidas, outras nem tanto) não comprometer o desempenho da moto, ao contrário do trabalho de outros preparadores/transformadores que executam excelentes motos de "exposição", mas que as liquidam quase totalmente na vertente da utilização.

    ResponderEliminar