2 de abril de 2010

Vogais e consoantes

Os Blues foram o tipo de música que primeiro me prendeu. Ainda bem cedo, embora fosse raro encontrar e mais difícil adquirir os maiores standards do género, começando pelo "musicbook" do delta do Mississipi. "Obra" que os irmãos Lomax "levantaram" e gravaram para a Biblioteca do Congresso americano num portátil (de 60 kg) que transportavam na mala do carro, andando de terra em terra, pelas plantações, nos anos 40.

Só cheguei a Robert Johnson, Charley Patton, Son House, Big Bill Broonzy, Leadbelly, Bukka White, às primeiras gravações de Muddy Waters, John Lee Hooker e afins quando comecei a viajar e a poder adquirir "lá fora" o que por cá só chegou "a sério" com advento das mega lojas FNAC, Valentim de Carvalho e Virgin (esta durou pouco).

O Jazz foi uma descoberta tardia. Embora se ouvissem em minha casa, quando era miúdo, os standards americanos, pelas vozes de Sinatra, Peggy Lee, Ella Fitzgerald, só quando entrei nos 30 é que este estilo verdadeiramente me "bateu". Culpa de vozes femininas como as Sarah Vaughan, Billie Holliday e Nina Simone ou de tipos como Duke Ellington, Benny Goodman, Louis Armstrong, Dave Brubeck, Charlie Parker, Bill Evans, John Coltrane, Oscar Peterson, Ben Webster, Chet Baker... Miles Davis!

Tudo isto a propósito de uma conversa tida ontem com um grupo de amigos, num jantar do Cafe Racer351, sobre estilos musicais. No decorrer dessa tertúlia um amigo definiu com clareza e simplicidade a diferença entre os estilos. Disse ele: "o Blues são as vogais, o Jazz as consoantes". Perfeito.

De facto, não sabemos ler ou escrever se não conhecermos na perfeição as vogais e as consoantes. A simplicidade básica, feita de emoção e pulsar animal do Blues, por oposição à maior sofisticação e inteligência do Jazz... vogais e consoantes.

1 comentário:

  1. Tudo isso é muito bem observado. Acrescente-se até que, sendo o jazz uma música mais complexa que o blues, mesmo que um jazzman seja virtuoso a tocar, se não dominar com alma a arte do blues nunca será reconhecido como um bom músico de jazz.

    Um grande jazzman, só o é se for também um grande bluesman.

    ResponderEliminar