13 de fevereiro de 2009

King of Cool

Todos os fanáticos (entre os quais me incluo) do filme-documentário de Bruce Brown “On Any Sunday”, conhecem a paixão de Steve McQueen pelas motos. McQueen vivia intensamente o seu gosto pelos desportos motorizados, correndo frequentemente em quatro e duas rodas. Algumas das suas performances ficaram famosas mas nenhuma superou em impacto mediático a participação nos International Six Days Trials (antecessor dos ISDE) da Alemanha de leste em 1964.

McQueen, o seu “duplo” (e concessionário Triumph em Los Angeles) Bud Ekins, o irmão deste, Dave, John Steen e Cliff Coleman, voaram para Inglaterra onde levantaram as motos na fábrica de Meriden que prepararam especificamente para a tarefa. Eram a selecção americana.

Steve “King of cool” McQueen participou aos comandos de uma Bonneville 650 devidamente adaptada ao percurso acidentado e lamacento. Veio a desistir, mas a sua imagem, à partida de uma especial, de cigarro ao canto da boca, retrata fielmente o espírito do actor/piloto americano. McQueen é, hoje, no tempo do profissionalismo e do individualismo extremo, um ícone cada vez mais recordado pela sua camaradagem e bondade.

1 comentário:

  1. Quando o Bruce Brown, que conta a história, decidiu abordar o McQueen, reuniu-se com ele e disse-lhe:

    - Tenho este filme para fazer, queres alinhar? O Steve ficou entusiasmadissimo e perguntou-lhe:

    - Claro que alinho, qual é o meu papel?
    - É entrares com o dinheiro! Foi a resposta seca de Brown.

    Humilde, como sempre, o King of Cool entrou com o dinheiro sem pedir nada em troca. Assim se fez o filme, para nossa alegria.

    Obrigados, Steve McQueen.

    ResponderEliminar