9 de março de 2009

Turn left

Não sei se foi por ler muito novo o “Rodeo sobre duas Rodas”, com o Joel Robert a bater-se com os americanos cheios de truques e manhas; ou se por ter assistido a uma demonstração no Estádio Olímpico Chapin, em Jerez de la Frontera, em Maio de 1993, com Kenny Roberts (o autêntico), Jay Springsteen e Steve Morehead… por uma razão ou por outra, ou por nenhuma das citadas e apenas por entender que se trata de uma das mais genuínas, antigas, originais e espectaculares formas de motociclismo, a verdade é que sou grande fã do “dirt-track", ou "flat-track racing”.

Muito popular nos Estados Unidos e na Austrália, raramente foi entendido na Europa onde, apesar de tudo, e principalmente nos países nórdicos, tem no “speedway” um parente próximo.

A grande referência é, obrigatoriamente, o campeonato americano que formou heróis bem mais populares nos Estados Unidos que os Campeões do Mundo de 500cc ou MotoGP. Tempos houve em que o “Grand National” – principal competição americana, que valia a “Number One plate” – era composto por um misto de provas de circuito, TT e “Dirt”.

Hoje, o “Grand National” corre-se em duas categorias: “Twins” e “Singles”. As bicilíndricas correm as “Miles” e “Half-Miles”, as monocilíndricas as “Short-tracks”; os pilotos alinham nas duas especialidades. E foi com uma “pista curta” que teve início a temporada 2009 do “AMA Pro Flat Track”, com duas jornadas no mesmo evento, na passada semana, em Daytona.

Prometo ir postando notícias e o andamento do campeonato ao longo da época. Para já, aqui ficam as primeiras classificações.

Daytona Short Track I

1. Henry Wiles (Kawasaki)
2. Glen Schnabell Jr. (Yamaha)
3. Joe Kopp (Honda)
4. Kenneth Coolbeth (Honda)
5. Jared Mees (Honda)
Etc.

Daytona Short Track II

1. Joe Kopp (Honda)
2. Kenny Coolbeth (Honda)
3. Henry Wiles (Kawasaki)
4. Glen Schnabell Jr. (Yamaha)
5. Jared Mees (Honda
Etc.

AMA Pro Racing Flat Track Singles, após duas provas (de seis):

1. Henry Wiles, 44 pontos/ 1 vitória
2. Joe Kopp, 39/ 1 vitória
3. Kenny Coolbeth, 38
4. Glen Schnabell, 38
5. Sammy Halbert, 34
Etc.

O arranque da época

Henry Wiles (Kawasaki)

Joe Kopp (Honda)

Sem comentários:

Enviar um comentário