1 de junho de 2009

125cc Carta B

Tardou, mas a persistência de alguns - com o deputado motociclista Miguel Tiago à cabeça - fez com que se concretizasse. Muitos anos depois do "resto da Europa", Portugal viu aprovada a Lei do acesso à condução de motocicliclos de 125cc e potência limitada aos possuidores de carta B.

O que não tardou foi o protesto da ANIECA, associação das escolas de condução que vêem, nesta Lei, uma ameaça ao seu negócio. Disse (ao que parece, pois recorro a citações) o Presidente da dita associação que "as pessoas não estão sensibilizadas para questões de segurança como os ventos laterais, entre outras". Confesso que tentei não me rir quando li isto, mas não consegui. Há quem não tenha - mesmo! - noção do ridículo. E, não sabendo do que fala, mais valia estar calado.

Supõe-se que o citado cavalheiro deseje que todos aqueles que agora têm acesso à condução de motociclos tenham de ser sujeitos ao RIGOR e QUALIDADE da formação das "suas" escolas. Sobejamente conhecida de todos nós e, especialmente, dos recém encartados.

Talvez tenham mesmo que ser sujeitos ao RIGOR e à QUALIDADE do ensino daquela escola que "formou" a senhora que ontem, na A2, inverteu a marcha porque se enganou e com isso provocou um acidente em cadeia.

Fosse o Presidente da ANIECA uma pessoa com umas vistas um bocadinho menos curtas e perceberia facilmente (1+1=2) que muitas das pessoas que vão começar agora a conduzir uma scooter, vão querer uma "coisa melhor" e, por isso, vão acabar por tirar a carta de condução, exactamente o que aconteceu noutros países. O que não aconteceria se não lhes fosse concedido este primeiro acesso.

Às vezes basta pensar antes de abrir a boca.

3 comentários:

  1. CArissimo Vitor, antes de mais muitos parabéns pelo Blog, pela revista, pela formação que nos dá todos os meses... Confesso que apesar de jovem á algum tempo que aguardava esta noticia, demonstra inteligencia e persistencia por parte de Miguel Tiago, e, soube quando atacar novamente (vépera de eleições). Aguardo de seguida uma melhoria das condições de tráfego nas grandes urbes, e um renascimento da industria motociclista em Portugal. Um abraço e continuação do bom trabalho.
    PS: Ando a sentir a falta do ferro curto antes da BD.

    ResponderEliminar
  2. Mas desde quando é que a ANIECA se preocupou com a segurança dos Motociclistas? Desde quando é que as Escolas de Condução em Portugal se preocuparam em formar condutores durante anos?
    Marco S

    ResponderEliminar
  3. Mas a lei chegou a ser aprovada? Percebi que ainda ia ser discutida na especialidade ou coisa parecida...
    Quer dizer que se eu comprar agora uma mota 125cc posso conduzi-la?

    Seja como for, ainda bem que a lei saiu/está para sair!
    Os senhores da escola não sabem o que dizem!
    A maior parte das pessoas que vão comprar essas motas 125cc são pessoas que supostamente, já têm qualquer coisa na cabeça. Não vão andar a fazer corridas!
    Querem as motas como meio de trasporte do ponto A para o ponto B.
    Em alternativa aos carros que cada vez mais "enchem" as estradas.

    Certamente que muitos destes novos motards vão querer tirar a carta para uma outra mota "a sério" aí sim vão para a escola de condução!
    Não se preocupem senhores das escolas! O vosso negócio está protegido e ainda vai melhorar! Publicidade grátis!!! Não entendem!?!?

    ResponderEliminar