Edward Turner é, de acordo com os meus critérios, um dos nomes mais importantes de sempre da indústria motociclística mundial. O seu papel no desenvolvimento das motos como veículo de transporte e lazer, consubstanciado na liderança da hoje centenária marca Triumph, coloca-o num lugar ímpar dessa caminhada.
A Turner, a Triumph não deve tudo, mas deve o principal. Ele assinou os projectos das Speed Twin, Thunderbird, Tiger e Bonneville e o "seu" bicilíndrico paralelo tornou-se o motor britânico por excelência. Começou como projectista na Ariel (onde desenhou a inovadora "Square Four", mas ainda nos anos 1930 ingressou na Triumph, com 35 anos, para assumir a direcção geral e a chefia de projectos. Duas décadas mais tarde chegou a director executivo do Grupo BSA (BSA, Triumph, Ariel...). Nesta fase desenhou, para a Daimler, o motor V8.
Lançou e consolidou a Triumph nos Estados Unidos. A sua única "falha" terá sido o pouco interesse que manifestava pela competição, o que impediu a carismática marca de se tornar uma potência nessa área onde a sua conterrânea e rival Norton brilhou durante décadas.
A zona de Southwork, em Londres, onde Turner começou a construir motos nos anos '20 do século passado, prestou-lhe uma merecida homenagem descerrando uma placa que assinala a casa onde o famoso engenheiro viveu. A cerimónia decorreu em Outubro passado e contou com a presença do filho de Turner.
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